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5 dicas para participar de feiras com sua marca

outubro 12, 2018
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Imagem: Autor Desconhecido

Participo de feiras desde de 2013 e sempre tem alguém me pedindo dicas sobre qual feira participar, o que é preciso levar, como se portar durante o dia, entre outras dúvidas. Por isso, resolvi reunir aqui algumas dicas para os feirantes de primeira viagem.

  1. Por que participar? Eu acho que essa é a primeira pergunta que você deve fazer quando quiser participar de algum evento como esse pois deve-se levar em conta seu objetivo e o seu retorno. É preciso refletir se o comércio é o objetivo principal para o seu negócio – pois tem muita gente que quer apenas prestar serviço mas sentem na obrigação de esta presentes em eventos assim. Se você tem foco como a venda, ótimo. É feira que você tem que participar – mas não é o único caminho, você pode vender online, em sua loja física e em lojas diversas.
  2. Qual feira participar? Essa é uma outra pergunta difícil pois depende do seu nicho e do retorno que as feiras vão dar – seja retorno financeiro ou de divulgação. Então só você saberá essa resposta. Mas o melhor jeito de descobrir é perguntando para produtores que fazem artigos semelhantes ao seu – existem até grupos de facebook que discutem as feiras que acontecem no Brasil. E aí deve-se pesar o que é interessante pra você. Pois terão feiras que não vendem tanto, mas que a divulgação é boa ou que vendem muito mas que não fideliza o comprador. Depende muito, de novo, do seu objetivo.
  3. O que levar? Bom, escolhido a feira. Saiba se o local oferece iluminação, mesa e cadeira. Se não, você terá que levar. Lembre-se também de pensar em como você vai exibir a sua mesa (vai ter um tecido em cima? vai ter algum tipo de expositor?) A forma como você vai apresentar o seu produto é muito importante: ela pode valorizar ou apagar o seu trabalho. Não se esqueça de levar uma máquina de passar cartão. Hoje em dia, dificilmente as pessoas levam dinheiro para as feiras. Leve embalagens para seus produtos – o interessante é que ele tenha a sua marca estampada. Faça cartões de visita para que aqueles que não quiserem comprar no dia possam te achar facilmente mais pra frente. E, para finalizar, leve uma comidinha, caso você não consiga sair para comer.  
  4. Durante a feira: Seja atenciosx do primeiro ao último cliente. Conte a história do seu trabalho e as utilidades de cada produto. Converse com quem parar na sua mesa mas deixe à vontade caso não queiram levar nada. Não pressione os visitantes, isso pode afastar possíveis compradores. Entender que tá tudo bem não comprarem seu produto também ajuda a não criar ansiedade. Uma outra dica valiosa é não ficar sentadx o tempo todo. Ao ficar de pé, você se mostra disponível e a comunicação fica mais fácil com o consumidor.
  5. Depois: Faça todas as contas de quanto você gastou com alimentação, embalagem, cartão, transporte, produção e horas investidas na preparação da feira. Anote tudo numa planilha. Faça a conta para saber qual é o seu lucro. Faça essas contas toda vez que fizer uma feira e veja o quanto está valendo a pena fazê-la.

Voilà. Seguindo esses passos você começará a entender melhor o seu ritmo e jeito de trabalhar nesses tipos de evento. Ah, e lembre-se sempre em se divertir. Feiras são bem legais para conhecer novas pessoas e entender melhor o seu consumidor. Encare essas experiências como pequenos experimentos 🙂

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