1 dica de como passar pelo processo criativo sem surtar

Imagem: Autor Desconhecido
Eu falo muito de criatividade e seu benefícios aqui no blog, mas esqueço às vezes de falar do lado “negativo” do processo criativo: as angústias e incertezas.
Muita gente trata esses sentimentos como uma algo ruim mas é preciso entender que são sentimentos naturais e essenciais para criação de cada produto ou ideia.
No caso da angústia, é o corpo nos alertando que tem algo fora de equilíbrio entre você e o que você está criando. Já no caso da incerteza, não tem muito o que fazer, ainda não temos bola de cristal pra ter 100% de certeza sobre nada. Não saber o final do caminho nos ajuda a aceitar as possibilidades que o processo nos traz.
Entendendo que essas sensações fazem parte do pensamento criativo, como passar por ele sem surtar?
- Crie confiança criativa: Antes de começar, vamos fazer um exercício. Toda vez que você se sente ansioso durante um processo criativo qual é o seu maior medo? Aposto que é de errar ou de críticas. Uma das chaves para ter autoconfiança é não ter medo do fracasso. Uma forma de eliminar isso é encará-lo como uma nova oportunidade de aprender: exercite o autoconhecimento para entender quais são as suas potencialidades e limitações – e aprenda a tirar o melhor das suas características. Além disso, divida seu trabalho em pequenos desafios. Os encare como experimentos, dessa forma você entenderá rapidamente o que deve ser ajustado, além de conseguir criar pequenos sucessos durante o processo – o que ajuda muito na motivação. Outra coisa importante é não se comparar com os outros. Quando você faz isso, em vez de se sentir bem com o que está criando, você se distrai e fica preocupadx com o julgamento alheio.
A confiança criativa é como um músculo que pode ser fortalecido com dedicação e perseverança. Mas caso você não a fortaleça, ela pode definhar. Ter confiança é um trabalho constante e que deve ser exercitado sempre.
Boa sorte 🙂