Pular para o conteúdo

O que é criatividade?

setembro 12, 2018
4c9748345a4dbe635c0be50c42903a40

Ilustração: Mark Colan

A minha vida toda trabalhei na indústria criativa mas nunca cheguei a refletir sobre o que era criatividade de verdade. Há pouco tempo, depois de um mergulho no autoconhecimento, percebi que o pensamento criativo estava me ajudando a achar respostas para perguntas internas e me ajudando na minha transformação como pessoa: uma pessoa mais possível pra mim. 

Mas eu ainda ficava muito confusa com o termo. Mesmo sabendo quando eu estava sendo criativa, ainda era muito difícil conseguir defini-la. Na busca para entendê-la  comecei a ler um monte de livro e textos sobre o assunto. A compreendendo achei que deveria dividir o que aprendi com vocês e, por isso, farei uma série de textos sobre o tema aqui no Caixa Ilustrada.

E pra começar: o que é, afinal, a criatividade?

“Quando as pessoas me dizem que não são criativas, concluo que ainda não entenderam o que é criatividade.” ROBINSON, Ken.

Criatividade é a criação de um novo produto ou resolução de um problema de forma que gere novo significado em novos e velhos cenários. Ela pode ser manifestada tanto no âmbito exterior (em resoluções de problemas mundanos como descobertas científicas), quanto no interior (solução para questionamentos internos e descoberta de um novo contexto de vida – e de vivenciá-la.) 

Resumindo, criatividade nada mais é do que solucionar problemas. E, com certeza, você soluciona vários problemas por dia..

A criatividade é inerente a todas as pessoas. As características necessárias para que sejamos criativos nascem com a gente, mas com as interações sociais ao longo da nossa vida muito do nosso potencial diminui. Por isso, nem todo mundo acha que tem essa habilidade.

Criatividade não é só usado em atividades consideradas artísticas como pintura, dança, escultura e escrita ou para alguns tipos criativos como cientistas e inventores e é preciso desmistificar a lenda de que só é criativo quem é gênio (spoiler: gênios não existem.) 

Por isso, se você quer viver com mais criatividades e recuperar a sua confiança criativa, me acompanha aqui no blog. Vai ter um monte de texto massa sobre o tema ❤

Texto baseado no livro Criatividade Para o Século 21, Amit Goswami. R$ 49 (Editora Goya / Aleph.) e Libertando o Poder Criativo, Ken Robinson. R$69 (Editora HSM)

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: