Pular para o conteúdo

O sucesso leva tempo. Lembre-se disso antes de desistir

março 16, 2018
paciencia_autor_desconhecido

Ilustração: autor desconhecido

Trabalhar com criatividade sempre foi algo muito comum pra mim já que vivenciei tudo isso dentro de casa. Como eles trabalhavam em uma empresa de quadrinhos (um lugar fechado, hora pra entrar e sair), nunca me foi possível vivenciar o desenvolvimento de seus trabalhos. Pra mim, eles nasceram desenhista e letrista e fim. Eram bem sucedidos e eu queria ser assim também.

Nunca questionei esse processo até que resolvi trabalhar com isso.

Durante o meu começo, o caminho que segui foi difícil e demorado porque é assim que normalmente é – mas que me esqueceram de avisar. Pra entender que as coisas tomavam tempo, tive que voltar lá atrás: eu nasci em 1989, sou da geração Millenial. Geração em que nos foi ensinados que éramos especiais, podíamos alcançar o que quiséssemos – mesmo sem sair de casa, sem contato com pessoas -, e na hora que quiséssemos. Nascia assim uma geração de pessoas impacientes.

Foi saindo da faculdade e tendo que enfrentar a vida real que levei um grande tapa na cara. Para ter sucesso, eu teria que trabalhar duro, depender da ajuda das pessoas e estudar muito. Isso em qualquer ramo, não apenas no setor criativo.

São poucas as pessoas que eu conheço que passaram essa fase de forma saudável. Muitos entram em depressão (já perdi as contas de pessoas próximas a mim que passam ou já passaram por essa doença). A ansiedade crônica é cada vez mais comum e não a toa. A gente quer tudo pra hoje e não aceita errar.

Mais que isso, por conta das redes sociais onde é possível colocar um filtro em tudo, a gente não aprende a aceitar as nossas falhas. A gente se acostumou a escondê-las e não refletir sobre. Na nossa cabeça os momentos altos devem ser comemorados, os baixos jogados fora. Mas não é bem assim que funciona. É errando que se aprende, é doendo que você se auto conhece. 

Lembre-se, o sucesso não acontece em um mês e muitas vezes, nem em um ano (a menos que você tenha sorte, mas acho que não podemos contar sempre com essa opção, não é mesmo?) Ele demora 3, 4, 5, 10 anos pra acontecer. Então, se você ainda não alcançou o sucesso que quer – seja qual o tamanho desse sucesso -, não se vitimize. Reflita sobre o que você passou até chegar aqui. Em vez de reclamar, que tal tentar achar uma solução para alcançar seus objetivos?

Essa é a grande diferença entre pessoas que tiveram sucesso e as que desistiram. Elas souberam esperar sem estar parados. Enquanto o triunfo não batia na sua porta, elas questionavam a forma como estavam fazendo as coisas, pediam ajuda, trabalhavam e continuavam a olhar em frente com a confiança de que a hora delas iam chegar. 

Por isso, tenha paciência.

Texto baseado na entrevista de Simon Sinek – This is Why You Don’t Succeed

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: