Pular para o conteúdo

Artistas apresentando seu trabalho: processo criativo x portfólio

fevereiro 16, 2018
tedio_sabrina_arnault

Ilustração: sabrina arsenault

Quando vou em palestras de ilustradores ou designers,  sempre fico com o pé atrás. O que acontece é que quando o artista vai apresentar seu trabalho para uma audiência, na maioria das vezes – com algumas exceções, claro -, ele apenas mostra imagens de seus trabalhos e ficam divagando sobre quão grande e incrível foi aquele projeto mas de forma superficial e rasa. Pelo menos pra mim, é raro ir em uma apresentação e me mostrarem como chegaram nas soluções de seus projetos, quais tipos de ferramentas usou, por quê ou como foi o processo criativo pra chegar naquele resultado.

Minha esperança é de sempre sair inspirada dessas conversas e ter algumas perguntas respodidas: Por que eles trabalham com isso? Como chegaram até aqui? Quais são suas maiores inspirações? E nos dias ruins, como faz pra criar? E dificilmente isso acontece.


O que vejo, normalmente, são imagens que podemos encontrar facilmente em uma navegada na internet – e isso me irrita. Me pergunto se isso acontece porque as pessoas acham que é o que queremos ver ou porque não querem dividir o seu processo – já que existe o artista que não quer mostrar como faz as coisas com medo de que as pessoas o copie.

Enfim, daí que resolvi assistir o seriado Abstract do Netflix, série de pequenos documentário em que mostra a vida e trajetória de grandes designers de diferentes áreas no mundo: ilustrador, arquiteto, fotógrafo, cenógrafa, designer de interiores, de tênis e de carro.

Fui assistindo já imaginando que seria mais uma babação de ovo dos artistas do que uma série em que mostrasse a forma como pensavam, como chegaram ali, porque faziam isso etc. Quebrei a cara. O seriado é inspirador e me deu energia para continuar meu trabalho. Ali, consegui ver que grandes designers são gente como a gente. Eles também tem inseguranças, perdas na vida, trajetórias difíceis, muito trabalho e amor pela arte.

Nesse seriado, o que consegui ver foram pessoas reais que conquistaram o sucesso através do seu trabalho e acreditando em si o tempo todo. Não importava os obstáculos, os artistas mesmo com medo, seguiram em frente pois acreditavam em seu potencial. Assistir isso, me fez mais forte e com mais coragem para seguir em frente. E, finalmente, o que eu sentia falta em ver em palestras – que é o lado humano das pessoas, o Abstract conseguiu me mostrar.

Vale a pena tirar algumas noites na semana para se inspirar um pouquinho 🙂

Texto baseado no seriado Abstract – Netflix

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. Yujdi Ida permalink
    fevereiro 16, 2018 7:50 pm

    Putz Renata, sei bem como que é essas palestras comparo muito com alguns ilustradores que fazem Artbook, tipo legal e talz mas e o processo? por que ai vira muitoooo portfólio e promocional, eu dou muito valor para o processo mais até do que a finalização, sei lá… Mas o que acho bem legal é que os artistas independentes estão com mais força recentemente teve o Manada aqui em São Paulo e foi um dos eventos que mais senti a vibe de ser um cara normal e estar no meio de artistas que tanto admiro e bater papo de igual pra igual. Em relação do abstract é bem legal e da pra aprender como que cada designer lida com os desafios tanto do dia a dia mesmo quanto dos jobs mesmo, mas eu senti que “algunnsss” teve muito aquela áurea de artista e talz um pouco de mais se posso dizer, tipo fiquei com um pezinho atrás do processo criativo de alguns mas no geral é bem legal.

    • Renata Miwa permalink*
      fevereiro 24, 2018 2:58 pm

      Sim. Quanto aos artistas, é muito bom ver artistas independentes, gente como a gente, ralando que nem nois e trocando ideia com a gente. Quanto ao abstract, teve alguns perfis que eu também senti isso, como se eles tivessem atuando. Mas teve outros – como o do designer de carro – que me tocou demais! É bem legal ver o outro lado, que tem ralação e inseguranças também 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: