Pular para o conteúdo

Quais são as desculpas que você dá para não vivenciar o seu lado criativo?

janeiro 19, 2018
innerjerk_oh_giggue

Ilustração: oh gigue

Durante muito tempo, eu dei mil desculpas pra não seguir a minha vontade de trabalhar com desenho. Não tenho tempo, preciso ter um emprego de verdade e não sou boa o bastante eram algumas desculpas que eu usava.

No livro Your Inner Critic Is a Big Jerk: And Other Truths About Being Creative (que é o último livro que estava lendo), a autora Daniella Krysa também cita algumas outras desculpas mais comuns usados por gente como a gente que vive se boicotando.

Veja algumas das desculpas mais comuns e se identifique:

  • Medo: Eu tenho medo de falhar”, “Tem tantos artistas de verdade aí fora, porque eu tentaria?”, “Tudo que eu faço é ruim”, “Sou uma fraude”.

 

  • Culpar os outros: “Eu não consigo pintar quando todos estão em casa”, “Minha família não leva arte a sério”, “As pessoas precisam de mim”.
  • Ambiente não favorável: “Tenho muitas roupas para lavar em casa”, “Minha mesa está uma bagunça. Vou arrumar hoje e crio amanhã”, “Minha casa é muito pequena, não tenho espaço para criar”

 

  • Tempo: “Eu chego muito tarde em casa”, “Não faz sentido eu começar a criar algo agora se em três horas tenho que estar em casa”, “Eu preciso pensar muito antes de criar”, “Preciso encontrar uma referência. Acho que vou fazer uma pesquisa aqui no pinterest”, “Eu procrastino muito”

Todas essas desculpas tem, entre elas, uma coisa em comum: vitimização. Colocar a responsabilidade nos fatores externos para que a gente não alcance nossos sonhos é uma forma de evitar trabalho duro, dedicação e investimento do nosso tempo.

Mas vamos aos fatos: se você não correr atrás do que você quer, ninguém vai. E lembre-se: só você é responsável pelas decisões e caminhos que segue na vida. Então que tal parar de choramingar e mexer esse popô do lugar, hein? Quer mais uma ajudinha? Vou dar uma resposta para cada desculpa e você me promete que nunca mais vai falá-las em voz alta, combinado?

  • Medo: apenas pare de ter medo e se tiver medo, vá com medo mesmo assim. Como me disse uma vez, a incrível Ju Amorim: ou você escolhe se agarrar ao medo ou vc vai com ele de mãos dadas e se joga. Encarar as suas aflições só faz você vencê-las e perceber o quão pequenos eles eram. E o medo de falhar ou não ser boa o bastante só está na sua cabeça. Nada que você vá fazer vai desapontar alguém, muito menos aos que te amam – que eu acho que são as únicas pessoas que contam no final, não é mesmo?

 

  • Culpar os outros: Tome rédea da sua vida. Não culpe os outros pelas decisões que você faz. Seu destino só depende de você. E mais do que isso, seja um pouco egoísta e pense em você. Faça algo por você.
  • Ambiente não favorável:  Quando você tem tesão pelo que faz, consegue fazer até debaixo de uma ponte. Se tranque em algum lugar, impeça que as coisas externas te atrapalhe, coloque um fone de ouvido e se concentre apenas naquele papel ou tela branca que você tem. Esqueça o mundo aqui fora.

 

  • Tempo: Apenas haja. Pare de procrastinar e inventar atividades a serem feitas antes de criar. Pegue um papel e apenas comece. No início pode até parecer difícil, mas você precisa passar por esse processo para que a criação flua e se torne cada vez mais fácil e natural.

Pronto. Te ajudei? E que tal parar de inventar desculpas para sua vida ser sua nova resolução para 2018, hein? Vamos nessa?

Texto baseado no livro Your Inner Critic Is a Big Jerk: And Other Truths About Being Creative, Daniella Krysa. $12,85 (kindle)

 

 

Anúncios
One Comment leave one →
  1. janeiro 19, 2018 5:06 pm

    Ótimas informações!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: