Pular para o conteúdo

5 Dicas de como apresentar seu portfólio por e-mail

janeiro 12, 2018

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Autor: autor desconhecido

Antigamente, as pessoas iam até as empresas e apresentavam seu portfólio ao vivo com suas grandes pastas – tive até aula na faculdade de como organizar esse material. Hoje, pela praticidade da internet, as pessoas enviam seus trabalhos pela web. Editores de arte recebem em suas caixas de e-mail dezenas de trabalhos de ilustradores todos os meses mas para se destacar é preciso ter uma apresentação clara e sucinta em que mostre seus melhores trabalhos e represente o seu tipo de traço. Por isso, saiba como se destacar na hora de apresentar seu trabalho pela rede:

1 – Apresentação: Seja direto: fale que é ilustradorx e porque está mandando seu portfólio. Se alguma pessoa te passou o e-mail do contato, é importante mencioná-la pois mostra que vocês tem amigos em comum. Ter uma indicação, já faz com que quem vai te contratar esteja mais aberto para ver seu trabalho. Mas atenção: se a pessoa que te passou o endereço pediu para que não fosse mencionado nas mensagens, não diga nada sobre ela.

2 – Portfólio: Eu sugiro que você não envie um pdf, nem imagens anexadas ou coladas no corpo do e-mail. No texto de apresentação, deixe a url do seu site e instagram. Assim, a pessoa pode te adicionar em seu banco de colaboradores ou nas redes sociais e acompanhar seu trabalho constantemente. Normalmente, as pessoas não salva, e-mail ou PDF do ilustradores em seu desktop para caso precise no futuro. Além de muito difícil de te achar no meio de tantos arquivos, hoje é tudo feito pela internet, então fazer a busca ali é mais conveniente.

3 – Contato: Aconselho que você só entre em contato com publicações que acha que tem a ver com seu traço. Se seu trabalho é infantil, não adianta mandar para uma revista que fala de política, por exemplo. Achar o seu público e o veículo que fale com eles é o jeito mais rápido de conseguir uma resposta positiva.

4 – Café: Essa dica aqui vai depender de quem você está falando podendo até ser um tiro no pé mas, às vezes, eu proponho tomar um café ou ir na redação/agência para mostrar tête-à-tête meu trabalho. Ao vivo, contar a história dos seus projetos e mostrar quem você é passa mais confiança e te ajudará na hora de vender seu trabalho. Mas atenção: Sempre pergunte para quem vai te atender qual o melhor horário. Não apareça de surpresa, isso pode ser um tiro no pé.

5 – Paciência: Essa dica é a mais importante: caso você tenha feito os quatro primeiros passos acima, tenha calma. A vida das pessoas são corridas, mil jobs e entregas. Se a pessoa se interessar, ela vai te responder. Se não tiver uma resposta, continue com o seu trabalho e depois de alguns meses, reenvie o e-mail para que você não seja esquecido e só. Você já fez o seu papel e os bons ventos vão trazer o que é melhor pra você.  

Gostou das dicas? Tem outras? Me conta aqui nos comentários!

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: