5 Dicas de como apresentar seu portfólio por e-mail

Autor: autor desconhecido
Antigamente, as pessoas iam até as empresas e apresentavam seu portfólio ao vivo com suas grandes pastas – tive até aula na faculdade de como organizar esse material. Hoje, pela praticidade da internet, as pessoas enviam seus trabalhos pela web. Editores de arte recebem em suas caixas de e-mail dezenas de trabalhos de ilustradores todos os meses mas para se destacar é preciso ter uma apresentação clara e sucinta em que mostre seus melhores trabalhos e represente o seu tipo de traço. Por isso, saiba como se destacar na hora de apresentar seu trabalho pela rede:
1 – Apresentação: Seja direto: fale que é ilustradorx e porque está mandando seu portfólio. Se alguma pessoa te passou o e-mail do contato, é importante mencioná-la pois mostra que vocês tem amigos em comum. Ter uma indicação, já faz com que quem vai te contratar esteja mais aberto para ver seu trabalho. Mas atenção: se a pessoa que te passou o endereço pediu para que não fosse mencionado nas mensagens, não diga nada sobre ela.
2 – Portfólio: Eu sugiro que você não envie um pdf, nem imagens anexadas ou coladas no corpo do e-mail. No texto de apresentação, deixe a url do seu site e instagram. Assim, a pessoa pode te adicionar em seu banco de colaboradores ou nas redes sociais e acompanhar seu trabalho constantemente. Normalmente, as pessoas não salva, e-mail ou PDF do ilustradores em seu desktop para caso precise no futuro. Além de muito difícil de te achar no meio de tantos arquivos, hoje é tudo feito pela internet, então fazer a busca ali é mais conveniente.
3 – Contato: Aconselho que você só entre em contato com publicações que acha que tem a ver com seu traço. Se seu trabalho é infantil, não adianta mandar para uma revista que fala de política, por exemplo. Achar o seu público e o veículo que fale com eles é o jeito mais rápido de conseguir uma resposta positiva.
4 – Café: Essa dica aqui vai depender de quem você está falando podendo até ser um tiro no pé mas, às vezes, eu proponho tomar um café ou ir na redação/agência para mostrar tête-à-tête meu trabalho. Ao vivo, contar a história dos seus projetos e mostrar quem você é passa mais confiança e te ajudará na hora de vender seu trabalho. Mas atenção: Sempre pergunte para quem vai te atender qual o melhor horário. Não apareça de surpresa, isso pode ser um tiro no pé.
5 – Paciência: Essa dica é a mais importante: caso você tenha feito os quatro primeiros passos acima, tenha calma. A vida das pessoas são corridas, mil jobs e entregas. Se a pessoa se interessar, ela vai te responder. Se não tiver uma resposta, continue com o seu trabalho e depois de alguns meses, reenvie o e-mail para que você não seja esquecido e só. Você já fez o seu papel e os bons ventos vão trazer o que é melhor pra você.
Gostou das dicas? Tem outras? Me conta aqui nos comentários!