Pular para o conteúdo

5 dicas para trabalhar sozinho em casa

março 22, 2017

d34117fdadbbc0f3dea23592483a7496

O maior desafio para um autônomo sem dúvida é trabalhar sozinho e conseguir manter o foco, como organizar o seu tempo, a prioridade das atividades a serem realizadas, o ambiente de trabalho, os intervalos etc. Tem muita coisa que você acaba aprendendo sozinha, mas tenho algumas dicas que podem te ajudar a encontrar seu próprio caminho.

  1. Não use pijamas para trabalhar: Você não precisa se arrumar como se fosse trabalhar, mas colocar uma roupa que não seja seu pijama já ajuda a explicar para seu cérebro que agora em vez de descansar em sua casa, você vai trabalhar. Além disso, não estar com pijama ajuda a tirar aquela preguiça de voltar pra cama toda hora.
  2. Crie uma rotina: Organize suas atividades em horários e o repita todos os dias. Assim, seu corpo começa a entender o horário em que você tem que começar a trabalhar e a hora que você deve parar.
  3. Organize seu espaço de trabalho: Tenha um espaço na sua casa onde sabe que é seu ambiente de criação. Seja uma mesa, seja um quarto ou um pequeno ateliê. Deixe o espaço o mais organizado possível, assim você gasta o menor tempo possível na hora de trabalhar.
  4. Deixe claro para as pessoas que ser freelancer não é ser desempregado: Muitas pessoas acham que só porque você está em casa estará sempre disponível. Por isso, saiba dizer não quando alguém falar que está indo te visitar em casa ou pedir para que você faça um favor no meio do dia. Deixe claro que, assim como em um ambiente corporativo, você está fazendo seu expediente e não deve ser interrompido.
  5. Descanse: Sei que quando você tem um trabalho que é seu é meio difícil se desligar. Você fica o tempo todo tendo insights de coisas que poderiam agregar ao seu trabalho. Esse processo, aliás, é muito importante, mas saiba a hora de descansar ou socializar. Caso contrário, você pode se tornar um escravo do próprio trabalho ou aquela pessoa chata que só fala dos seus próprios projetos e de suas “ideias geniais”. Além disso, seu cérebro sempre precisa de um descanso.

Resumindo: Seja mais organizado e consciente com o seu tempo. Assim, você não se perde, entrega as coisas no prazo e ainda consegue ter tempo para relaxar e, melhor de tudo, viver.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: