Pular para o conteúdo

Como a ilustração salvou minha vida (ou como criar é nos fazer sentir vivos)

março 13, 2017

13

Em 2013, eu passava por uma fase meio difícil na minha vida. Não era feliz no trabalho, estava desanimada com minha rotina e tinha terminado um namoro de muitos anos. As coisas não me faziam sentido porque sentia que tinha falhado em todos os âmbitos da minha vida. Quando resolvi levantar a cabeça e seguir em frente, decidi fazer algum projeto em que eu pudesse achar esse sentido.

Eu tinha acabado de fazer um curso de desenho mas não me achava boa. De qualquer forma, resolvi me agarrar na ilustração porque, na época, era a única coisa que eu sentia prazer em fazer. Decidi que esse seria o meu meio de libertar todas as minhas ideias, angústias e incertezas.

Em um ano, comecei a ilustrar e me sentir criativa, viva e confiante. Comecei a me sentir melhor porque tirava tudo que estava dentro de mim e jogava pro mundo.

Assistindo ao TED do designer David Kelley, vi que na verdade o que me fazia sentir viva era poder criar – no meu caso, através da ilustração. E que isso se repete na vida de outras pessoas que criam com palavras, programação, ciência etc.

As pessoas são naturalmente capazes de criar. O que nos falta muita vezes é confiança. Quando as pessoas ganham essa segurança, elas começam a fazer coisas que são realmente importante em suas vidas. Fazem as coisas acontecer.

Eu, por meio do desenho, reconstrui minha auto estima e acreditei em mim mesma. Essa reconstrução não aconteceu porque estava apenas desenhando mas porque percebi que era capaz de transformar qualquer ideia em realidade. Comecei, então, a querer ajudar as pessoas a verem que qualquer um pode fazer o que quiser.

Hoje, escrevo sobre ilustração porque é o assunto que tenho mais domínio mas poderia estar falando de qualquer outro assunto desde que inspirasse as pessoas ao meu redor. Muito mais que o resultado, quero que as pessoas se sintam apaixonadas pelo que fazem e vivem.

Encontrar textos e vídeos na internet que falassem diretamente comigo foi a forma de eu construir um eu diferente dentro de mim, um eu mais forte e minha forma de agradecer ao universo é tirar alguns minutos do meu dia e escrever este blog.

Pra se sentir um pouco mais inspirado, assista ao TED do designer David Kelley. É emocionante!

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. maio 29, 2017 4:49 pm

    Renata, estou conhecendo o seu blog e adorando o conteúdo e as dicas. Obrigada por compartilhar. Beijo

    • Renata Miwa permalink*
      maio 29, 2017 5:38 pm

      Eeeei, que massa 😀 fico muito feliz que você tenha gostado! Comente sempre, assim poderei estar sempre melhorando 😀

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: