Pular para o conteúdo

Como sair de um bloqueio criativo (ou como ter novas ideias mesmo quando parece impossível)

março 6, 2017

12

Quantas vezes você não se deparou com um bloqueio criativo? Ter que fazer um projeto e não conseguir ter nenhuma ideia de como realizá-lo ou não criar algo novo por muito tempo? Ter a sensação de como estivesse falhando ou não fazendo o seu trabalho direito que é criar?

Pois eu tenho uma notícia pra você: tá tudo bem! Todo mundo já passou por essa fase e se você ainda não passou, se prepare que sua hora vai chegar.

Mas, afinal, quais são os motivos pelo qual bloqueamos e como sair dessa situação?

As razões mais comuns para o bloqueio são estresse, noites mal dormidas, má alimentação, problemas pessoais, falta de concentração, rotina e medo de errar.

Acho que a disposição ajuda muito. Quando você se sente cansado, não se sente estimulado para fazer nada. Ter uma vida saudável e se alimentar bem sempre ajuda, claro. Mas e quando você já faz tudo certinho nesse quesito, mas mesmo assim fica horas olhando pro papel branco e nenhuma ideia vem a mente?

Às vezes, uma página em branco é assustadora e o medo do resultado ou de falhar faz você travar na hora. Quando me deparo em uma situação como essa, tento sempre me esforçar a criar, mesmo quando não quero de jeito nenhum. Fico fazendo rabiscos sem pensar. Vejo referências no meu pinterest e desenho sem refletir sobre o resultado. Tem vezes que as ideias aparecem naquele mesmo momento dos rabiscos, outras vezes elas só aparecem dias depois quando revejo meus sketchs.

Já falamos algumas vezes sobre o processo de criação e que inspiração não é algo mágico que aparece na nossa cabecinha do nada. Que ela é muito mais uma questão de hábito e de ensinar a seu cérebro a como pensar e fazer conexão de ideias do que um poder divino. O bloqueio criativo não é nada mais que o outro lado da moeda disso tudo e por isso deve ser tratada da mesma forma. Para ter novas ideias apenas criando.

Então se eu puder te dar um conselho: não espere pelo fim do bloqueio, continue a trabalhar. Sei que as vezes parece que não temos tempo para esses bloqueios mas tenha paciência, a pressa não te trará resultados. Faça a sua parte e as ideias voltarão pra sua cabeça e suas mãos. Te garanto!

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. deniele permalink
    março 9, 2017 1:37 am

    Gostei muito, eu tenho bloqueio, mas o meu é medo de errar. Vejo tantas ilustrações lindas que acabo achando as minhas não tão boas haha adorei as dicas!

    • Renata Miwa permalink*
      março 9, 2017 3:56 pm

      Não tenha medo 🙂 não existe o bom e o ruim. Só de vc criar já é incrível. não se deixe sabotar 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: