Ser um ilustrador é muito mais que só saber desenhar

Ilustração: Geraldine Sy
No começo da carreira achei que apenas desenhar era o suficiente e, então, descobri que ilustrar – ainda mais se você é um ilustrador empreendedor – exige mais que lápis e papel. Demanda planejamento, burocracia, marketing e criatividade.
Antes, para viver no mercado criativo, era preciso fazer networking e conhecer as pessoas certas. Foi-se o tempo em que o artista tinha que fazer parte da panelinha para conseguir trabalhos.
Hoje, as pessoas conseguem vender sua arte e conseguir trabalhos de forma independente. Graças a internet, ficou mais fácil conectar-se com pessoas e, por isso, mais fácil de mostrar o seu trabalho para o mundo. Pra que lembrem da sua existência é preciso estar presente na web, seja por meio das redes sociais ou pelo site próprio.
Se você tem um blog, instagram ou facebook é preciso pensar no conteúdo que você vai postar e na melhor imagem para mostrar seu trabalho. No site, é preciso refletir como você vai apresentar suas últimas criações: apenas ilustração? O pdf da revista? Um mock up? Uma foto? Se for foto, como devo produzí-la?
Se você tem loja online, é necessário pesquisar o suporte em que você vai vender o seu trabalho, na logística da entrega do seu produto, na embalagem e no dinheiro que irá cobrir o que foi investido. Além disso, se você aluga um estúdio, tem que pensar na quantia que gasta por mês para pagar a conta de luz, água, internet e telefone – e isso deve ser incluso no seu orçamento ou no produto final que você vende.
Essas coisinhas chatas, ninguém te conta, você só aprende na prática quando o chefe é você mesmo.
Para que as coisas dessem certo do lado de cá, eu tive que virar uma caxias e dividir meu tempo certinho para cada coisa: marketing pessoal, burocracia, administração, produção de foto, ilustração e descanso. Tive que ter controle sobre meu tempo, caso contrário, não conseguiria ter estímulo para produção de novos trabalhos e ter tempo para o ócio que é super importante para alimentar a criatividade.
Entender cada passo, principalmente o de administração, é essencial quando você é um empreendedor criativo. Por isso, tente estudar sobre marketing pessoal e digital, faça um um cartão de visita, crie um site pessoal, entenda as redes sociais, descubra os melhores horários para postar o seu trabalho, saiba qual rede usar para falar de cada assunto, conheça o seu público etc.
Isso tudo é chave essencial para você crescer – e aparecer – no mercado.
Lista baseada em Art Inc.: The Essential Guide for Building your career as an Artits. . US$ 9,99 (ebook Kindle na Amazon).
Ps: esse livro é incrível para quem se interessa em empreendedorismo criativo. Infelizmente, o livro é em inglês.
O que é mock up?
Mock up é uma simulação de um produto final, por exemplo: fiz uma ilustração para uma revista só que só tenho o pdf da matéria, daí eu faço uma montagem com a matéria em uma revista 3D ou foto de uma revista com a matéria aplicada em cima. Entendeu? Desculpa, né, eu uso essa expressão no dia-dia e esqueci que não é um termo muito usado mesmo.
Espero que tenha conseguido explicar 🙂
Tudo bem, rs, deu pra entender sim, obrigado!!!
muito bom o texto! vai ser muito útil para mim! por favor, continua postando. pouca gente comenta sobre essas coisas que são essenciais
❤
Obrigada 🙂 isso me incentiva a escrever mais e mais 🙂