Pular para o conteúdo

Ser um ilustrador é muito mais que só saber desenhar

janeiro 27, 2017
e9e38740707713-578b1ae67a370

Ilustração: Geraldine Sy

No começo da carreira achei que apenas desenhar era o suficiente e, então, descobri que ilustrar – ainda mais se você é um ilustrador empreendedor – exige mais que lápis e papel. Demanda planejamento, burocracia, marketing e criatividade.

Antes, para viver no mercado criativo, era preciso fazer networking e conhecer as pessoas certas. Foi-se o tempo em que o artista tinha que fazer parte da panelinha para conseguir trabalhos.

Hoje, as pessoas conseguem vender sua arte e conseguir trabalhos de forma independente. Graças a internet, ficou mais fácil conectar-se com pessoas e, por isso, mais fácil de mostrar o seu trabalho para o mundo. Pra que lembrem da sua existência é preciso estar presente na web, seja por meio das redes sociais ou pelo site próprio.

Se você tem um blog, instagram ou facebook é preciso pensar no conteúdo que você vai postar e na melhor imagem para mostrar seu trabalho. No site, é preciso refletir como você vai apresentar suas últimas criações: apenas ilustração? O pdf da revista? Um mock up? Uma foto? Se for foto, como devo produzí-la?

Se você tem loja online, é necessário pesquisar o suporte em que você vai vender o seu trabalho, na logística da entrega do seu produto, na embalagem e no dinheiro  que irá cobrir o que foi investido. Além disso, se você aluga um estúdio, tem que pensar na quantia que gasta por mês para pagar a conta de luz, água, internet e telefone – e isso deve ser incluso no seu orçamento ou no produto final que você vende.

Essas coisinhas chatas, ninguém te conta, você só aprende na prática quando o chefe é você mesmo.

Para que as coisas dessem certo do lado de cá, eu tive que virar uma caxias e dividir meu tempo certinho para cada coisa: marketing pessoal, burocracia, administração, produção de foto, ilustração e descanso. Tive que ter controle sobre meu tempo, caso contrário, não conseguiria ter estímulo para produção de novos trabalhos e ter tempo para o ócio que é super importante para alimentar a criatividade.

Entender cada passo, principalmente o de administração, é essencial quando você é um empreendedor criativo. Por isso, tente estudar sobre marketing pessoal e digital, faça um um cartão de visita, crie um site pessoal, entenda as redes sociais, descubra os melhores horários para postar o seu trabalho, saiba qual rede usar para falar de cada assunto, conheça o seu público etc.

Isso tudo é chave essencial para você crescer – e aparecer – no mercado.

Lista baseada em Art Inc.: The Essential Guide for Building your career as an Artits. . US$ 9,99 (ebook Kindle na Amazon).

Ps: esse livro é incrível para quem se interessa em empreendedorismo criativo. Infelizmente, o livro é em inglês.

Anúncios
5 Comentários leave one →
  1. giz de sonhos permalink
    janeiro 27, 2017 1:18 pm

    O que é mock up?

    • Renata Miwa permalink*
      janeiro 27, 2017 1:41 pm

      Mock up é uma simulação de um produto final, por exemplo: fiz uma ilustração para uma revista só que só tenho o pdf da matéria, daí eu faço uma montagem com a matéria em uma revista 3D ou foto de uma revista com a matéria aplicada em cima. Entendeu? Desculpa, né, eu uso essa expressão no dia-dia e esqueci que não é um termo muito usado mesmo.
      Espero que tenha conseguido explicar 🙂

      • giz de sonhos permalink
        janeiro 27, 2017 7:50 pm

        Tudo bem, rs, deu pra entender sim, obrigado!!!

  2. janeiro 30, 2017 4:41 pm

    muito bom o texto! vai ser muito útil para mim! por favor, continua postando. pouca gente comenta sobre essas coisas que são essenciais

    • Renata Miwa permalink*
      janeiro 30, 2017 5:12 pm

      Obrigada 🙂 isso me incentiva a escrever mais e mais 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: