Pular para o conteúdo

Como é massa ser um ilustrador autoral (ou como também é legal ilustrar para um cliente)

janeiro 23, 2017

10

 

Já tentei colocar em uma lista de prós e contras sobre ilustrar quando eu mesma sou a cliente ou quando o cliente é outra pessoa.

Trabalhar pra si mesmo significa criar livremente, trabalhar para o outro quer dizer seguir um briefing.

Eu, particularmente, funciono melhor quando fico livre pra criar o que quiser, seja com o meu trabalho autoral, seja para um trabalho com cliente em que eu possa ter minha livre interpretação do briefing. Ter liberdade no processo de criação faz com que o meu trabalho flua melhor.

Por outro lado, não ter alguém que discorde do meu trabalho final é às vezes ruim. A probabilidade do meu trabalho sempre ter a mesma cara e eu não aceitar tantos desafios é muito grande. Não ter um feedback negativo faz com que eu fique na minha zona de conforto e não evolua.

Fazer só o que eu gosto seria um sonho mas que poderia se transformar em pesadelo e desmotivação. Ter alguém questionando seu trabalho faz com que você o veja com outra perspectiva. Ter alguém te desafiando a fazer algo novo é uma forma de você ter que procurar por novas soluções.

De qualquer forma, acho que os dois tipos de trabalho são bem legais, o ideal é tentar criar um equilíbrio entre um trampo e outro. Pegar uma quantidade de trabalhos comissionados e depois ficar um tempo focado só no seu trabalho autoral.

Dessa forma, você sempre estará exercitando sua criatividade e capacidade de achar soluções visuais para cada projeto. É o que funciona pelo menos pra mim

E com você? O que funciona melhor?

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: