Pular para o conteúdo

Por que você não deveria usar borracha no sketchbook (ou como aceitar os erros)

novembro 7, 2016

5

Quando eu comecei a desenhar, ia de um lado pro outro com papel, lápis e borracha. Qualquer errinho que eu fazia, já passava a borracha. Eu tinha um medo tão grande do erro que não queria lidar com ele nem por um segundo – e já fazia um novo traço por cima.

Ás vezes, eu também fazia mil mini rabiscos que se transformavam em um único traço. Era a minha certeza de que o traço sairia exatamente do jeito que eu queria. No final, a ilustração tinha muito cara de um raff sem fim. E isso me deixava muito insegura.

Um dia mostrei meu sketchbook pra um amigo, que também é artista, e ele me disse: “cara, seu trampo tá evoluindo muito, mas você já pensou em desenhar sem usar borracha? Vai te dar muito mais segurança. E não ter controle sobre o resultado pode fazer seu desenho evoluir.”

Ele me contou que desde que começou a usar essa técnica parou de ter medo de errar. Resolvi testar e o resultado foi muito bom. Além de deixar o medo de lado, consegui improvisar mais. Quando saia um risco diferente do que eu tinha planejado, transformava aquele rabisco em alguma outra coisa. Se mesmo assim não ficasse como eu gostaria, desenhava quantas vezes fosse preciso até chegar em um resultado que achasse massa.

A conclusão que eu tirei dessa experiência é que a gente deveria tentar parar de limitar os nossos instintos e confiar mais em nossas mãos. Precisamos parar de nos podar.

Além de ser mais divertido, nos deixa muito mais confiantes. Tente você também e depois me conte o que você sentiu com essa experiência. 🙂

Vamos ser livres, minha gente.

 

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: