Por que desistir é tão fácil (ou como não abandonar suas ideias)
Como já contei antes, tive a ideia de começar este blog em 2013 e achei a ideia bem boa. Cheguei a colocar em prática, mas em dois meses eu já tinha parado de escrever e desistido. Não só porque escrever demandava tempo, exigia dedicação e comprometimento. Mas, principalmente, porque executar uma ideia é muito difícil.
Anos se passaram, tive mais ideias pro blog e mesmo assim não coloquei a mão na massa. Mas por quê? Por que desistir foi mais fácil do que executar a ideia?
Foi lendo os mil blogs que sigo que me deparei com um texto genial do designer Neil Renicker. Ele escreveu um artigo que me fez entender tudo. Em seu blog – hoje desativado – ele explica como as ideias parecem muito mais legais e atrativas antes de serem executadas e explica por que não deveríamos desistir delas.
Tudo começa quando você precisa executar a sua ideia. É preciso tomar decisões que implicam em assumir riscos, ter confiança própria pra seguir em frente (não importa o que você tiver que enfrentar) e não ter medo. É ter que dizer “sim” pra algumas coisas e “não” pra outras. E ter que decidir um caminho em vez de outro é angustiante.
Qual a melhor maneira de não sofrer? Não decidir nada. Assim, não precisamos escolher entre fazer aquele projeto em vez de ir no bar com os amigos. Pedir demissão (e ter o salário todo mês na conta) a ser freela (e não saber quando o dinheiro vai entrar no caixa). Ter que trabalhar horas a fio em vez de assistir o seu seriado favorito no Netflix.
Desistir também é uma maneira de ter tempo pra ter novas ideias. E pensar em coisas novas é muito massa. A sensação de que você criou algo genial é maravilhosa. Mas isso até o momento em que você tiver que executar e as tomadas de decisões começarem.
Pra quê executar, se pensar em ter ideias é muito mais excitante, certo? Errado! Aqui vão três dicas pra você seguir em frente:
- Tome decisões difíceis: seja corajoso e coloque seu projeto em primeiro lugar;
- Acabe com a ilusão de que a próxima ideia vai ser muito melhor que a anterior: todos nós sabemos que esse ciclo vicioso nos impede de fazer um projeto. Foque na sua ideia agora e só pense em coisas novas caso realmente seja impossível realizá-la;
- Pare de ter medo de trabalho: se você quer tornar algo em realidade, terá que trabalhar, sim, e bastante. Invista o seu tempo. Dedique-se. As coisas não são fáceis, mas os resultados são sempre lindos, e a sensação de dever cumprido é maravilhosa. 🙂
Bora fazer fazendo?
Precisava ler esse texto.
Boa fazer fazendo!
❤
http://www.jeniffergeraldine.com