Pular para o conteúdo

Por que errar é bom e você não deveria ter medo disso (ou como o processo de criação é muito mais importante do que o resultado final)

outubro 24, 2016

3

Em 2012, depois de anos desenhando nas folhas de cadernos da escola e da faculdade  ou durante as reuniões de pauta do trabalho, resolvi que deveria transformar meu hobby em profissão. Reservei, então, algumas horas do dia para desenhar. Decidi que desenharia até olhar para meus rabiscos e achar que estavam razoavelmente bons para mostrar para o mundo.

No começo desse processo, meus desenhos não saiam como eu esperava. Eu ficava muito frustrada e me culpava muito pelos erros. Passava dias sem pegar no lápis e criava desculpas pra não enfrentar meu medo de não conseguir ter um desenho bom e apresentável. Meu pensamento era: se eu não começasse a desenhar, eu não precisaria terminar nada e assim não ficaria triste com o resultado. Simples assim.

Esse processo aconteceu muitas vezes: com o desenho básico de lápis no papel ou na arte final em nanquin, quando fui colorir, digitalizar, entre outra situações. Com o passar do tempo, lendo muito e trocando ideia com outros ilustradores, percebi como esse processo é comum e acontece com qualquer um. Destacam-se aqueles que não tiveram medo de errar e começaram tudo de novo.

Percebi, então, que a arte final não importava muito. De nada serve o resultado final, se você não compreende o processo. Se você não se permite errar e entender esses erros.

Meu trabalho evoluiu quando comecei a criar e experimentar sem pensar no que se tornaria tudo aquilo. São de experimentações ou de alguns rabiscos que saem grandes ideias. É quando você descobre o que é possível, o que não dá certo, as suas fraquezas e seus pontos fortes.

Olho pra trás e vejo que perdi muito tempo com o medo de criar.

Às vezes, vamos nos sentir congelados, sem conseguir fazer nada. Deixe esse dia passar, respire e faça outra coisa. Mas, depois, volte e crie. Não pense no produto final. No fim, não importa o que você criou, mas sim o que você aprendeu com essa experiência.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: